Críticas, matérias, entrevistas e reportagens da carreira de Orlando Fassoni.
O material não segue nenhuma ordem, seja cronológica, seja de categoria ou qualquer outra. É apenas um registro digital de muitos anos de jornalismo.

17 de janeiro de 2008

MÚSICA E LÁGRIMAS - (The Glenn Miller Story, 1953)

Veículo: TV Guia

Cinebiografia romanceada do conhecido band leader Glenn Miller (1904-1944), cheio de músicas e marchas militares, além, é claro, das lágrimas despejadas aos borbotões pela mocinha June Allyson, a esposa perfeita, o tipo de personagem que ela sempre representou bem – o único, diga-se – inclusive em vários outros filmes como “Um Homem e Dez Destinos” (Executive Suit, 1954), “Comandos do Ar” (Strategic Air Command, 1955) e “Voando Para o Além” (The McConnell Story, 1955).
Com a história de Glenn Miller o diretor Anthony Mann obteve um grande êxito comercial e abriu o caminho para outras tantas cinebiografias sobre músicos, como as de Gene Krupa e Benny Goodman. Os melhores momentos, para os nostálgicos, são os que mostram o início de carreira do band leader, em que ele participa de uma sessão de jazz no Harlem, tocando com Louis Armstrong, Gene Krupa, Cozy Cole e outros ídolos de sua época. Em 54 o filme foi premiado com o Oscar de melhor som. E traz na trilha sonora adaptada por Henry Mancini diversos êxitos de Glenn Miller, desde “Moonligth Serenade” até “Little Brown Jug”, “St.Louis Blues”, “A String of Pearls”, “Pennsylvania 6-5000”, “American Patrol e “In the Mood”.
O jovem Glenn Miller (James Stewart), já casado com Hellen (Allyson), que conhecera na Universidade do Colorado, começa sua carreira de músico, primeiro numa banda, depois na Broadway. Aos poucos ele consegue formar sua própria orquestra, tornando-se uma atração nos salões dançantes. E fica rico. Alista-se no Exército, cria uma orquestra de soldados e muda toda a rotina das bandas militares, criando versões revolucionárias de marchas tradicionais. Volta ao lar, reorganiza o grupo e reconquista o sucesso. Em dezembro de 1944, durante uma viagem a Paris, seu avião desaparece.

Direção de Anthony Mann, com James Stewart, June Allyson, Charles Drake, Henry Morgan, George Tobias, Frances Langford, Marlon Ross.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns Fassoni, excelente iniciativa.

Será de grande valia para todos nós, estudantes de Jornalismo, termos acesso a toda a sua Obra.

Muito Obrigado e continue, pois hoje em dia não encontramos mais tantos profissionais como você.

Grande Abraço

Julio Cesar - São bernardo do Campo